O que se entende por, identidade corporativa e branding

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Um logótipo não é a sua marca, nem a sua identidade. Design de logótipo, design de identidade e branding, todos têm um papel diferente, juntos formam uma imagem perceptível do seu negócio ou produto.

 

Então, qual é a diferença entre marca, identidade e um logótipo?

 

O que é branding?

Em poucas palavras, branding pode-se descrever como uma marca de uma organização, serviço ou produto com uma “personalidade” que é moldada pela percepção do público. Um designer não pode fazer uma marca – só o público pode fazê-lo. Um designer forma a fundação da marca.

 

Algumas pessoas acreditam que uma marca consiste em poucos elementos, como o logo, as fontes, as cores e o slogan. Mas, na realidade é muito mais complicado do que isto. Poderá dizer-se que a marca é a imagem corporativa.

 

A ideia fundamental e conceito por trás da imagem corporativa é que tudo o que a empresa faz, tudo o que possui e tudo o que produz, deve reflectir os valores e objectivos da empresa, como um todo.

 

É a consistência dessa ideia central que compõe a empresa, dirigindo, mostrando o que representa, o que acredita e por que existe. Não é só algumas cores, algumas fontes, um logótipo e um slogan.

 

Marca

Como exemplo, vamos ver o caso da Apple. A Apple como empresa, projecta uma cultura corporativa humanista e uma forte ética empresarial, que se caracteriza por voluntariado, apoio a boas causas e envolvimento na comunidade. Estes valores da empresa são evidentes em tudo o que fazem, desde dos seus produtos inovadores e da publicidade inovadora, até ao seu serviço ao cliente. Apple, é uma marca emocionalmente humanista que realmente se conecta com as pessoas, quando as pessoas compram ou usam os seus produtos ou serviços, elas sentem como se fizessem parte da marca, como uma tribo. É essa conexão emocional que cria uma marca e não meramente os seus produtos, serviços ou o logótipo.

 

O que é identidade corporativa?

Identidade tem um papel importante na marca ou imagem corporativa de uma empresa. Na maioria dos casos identidade corporativa foca-se à volta das peças visuais usadas pela empresa, que seguem um caderno de normas. Esse caderno de normas estabelece directrizes como a identidade é aplicada em vários meios, usando as cores estabelecidas, layouts, fontes, entre outros. Este caderno de normas, assegura que a identidade da empresa se mantém coerente, o que por sua vez permite que a marca como um todo seja reconhecida futuramente.

A identidade de uma empresa é um conjunto de várias peças visuais:

  • O logótipo
  • Estacionário (Folha de carta, cartão de contacto, envelopes, etc.)
  • Materiais de marketing (Flyers, livros, brochuras, website, etc.)
  • Produtos e Embalagens
  • Design de vestuário
  • Sinalética
  • Mensagens
  • Outros meios de comunicação (áudio, etc.)
  • Qualquer coisa visual que represente o negócio

Todas estas coisas fazem a identidade e devem apoiar a marca como um todo. O logótipo no entanto é a identidade corporativa e de marca, tudo junto faz uma marca identificável. Esta marca é o avantar e símbolo do negócio como um todo.

 

O que é um logótipo?

 

Logos

Para perceber o que é um logótipo, devemos primeiro perceber para que é.

Um logótipo identifica uma empresa ou produto através de um conjunto formado por letras e/ou símbolo. Um logótipo, não vende directamente a empresa e nem sempre ele descreve o que se faz no negócio. O significado de um logótipo deriva da qualidade do que ele simboliza e não o contrário, os logótipo são para identidade, não para explicar. Em poucas palavras, o que significa um logótipo é mais importante do que com que se parece.

Para exemplificar este conceito, pense num logótipo como se fosse uma pessoa. As pessoas são chamadas pelos seus nomes (Ana, Rita, José, João), em vez de confusas descrições de nós mesmos como “o rapaz/rapariga que usa sempre ténis e tem os olhos verdes”. Da mesma maneira que um logótipo não tem de descrever literalmente o que o negócio faz, mas sim identificar o negócio de uma forma que é reconhecível e memorável.

O logótipo identifica um negócio ou produto na sua forma mais simples.

 

Resumidamente

 

Branding

A imagem corporativa emocional percebida como um todo.

 

Identidade

Os aspectos visuais que fazem parte da marca no geral.

 

Logótipo

Identifica um negócio de uma forma simples, através da utilização de um conjunto de letras e/ou símbolo.

Curiosidades

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